Como identificar cartucho queimado

Máquina de recarga NT 950

Não é possível identificar, a olho nu, se um cartucho esta ou não queimado. Muitos dizem que para saber se um cartucho esta ou não queimado basta apenas colocá-lo na impressora e observar se a mesma reage, se reconhece o cartucho.

Segundo essa tese, se a impressora reconhecer o cartucho, o mesmo não estar queimado. No entanto não é bem assim, uma vez que o circuito eletrônico do cartucho pode queimar parcialmente e nesse caso a impressora irá reconhecê-lo.

É verdade que se colocarmos o cartucho na impressora e a impressão sair perfeita teremos certeza que o cartucho não esta queimado. Mas a impressão pode não sair perfeita por consequência de entupimento do cartucho, por exemplo, ou por problemas da própria impressora. Resumindo, não é um método confiável.

A maneira mais segura que temos para testar os cartuchos de impressoras jato de tinta é usar um testador de cartuchos, como o próprio nome indica, é um aparelho para testar cartuchos de impressoras.

testador de cartucho de impressora jato de tinta

testador de cartucho de impressora jato de tinta

O testador de cartuchos, ver imagem ao lado, é um aparelho de baixo custo e muito simples de usar. Basta apenas encaixar o cartucho no local indicado e observar se todas as luzes acendem.

Se todas as luzes acenderem indica que o cartucho esta com seu circuito eletrônico em perfeito estado. Se apenas algumas luzes acenderem, o cartucho estar parcialmente queimado.

Recomenda-se não utilizar cartuchos quando mais de três luzes não acenderem.

Existem diversos modelos de testadores de cartuchos no mercado, normalmente para cada série de cartucho existe um testador.

Para conhecer os modelos de testadores clique em http: www.nolleta.com.br/Maquinas-e-equipamentos/Testador-de-cartuchos/8/



Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Del.icio.us Adicionar blog aos favoritos do BlogBlogs Adicionar blog aos favoritos do Technorati

  1. Nicson disse:

    Não concordo com tese.
    “É verdade que se colocarmos o cartucho na impressora e a impressão sair perfeita teremos certeza que o cartucho não esta queimado. Mas a impressão pode não sair perfeita por consequência de entupimento do cartucho, por exemplo, ou por problemas da própria impressora. Resumindo, não é um método confiável.”
    Se voce mesmo diz que a impressora pode reconhecer o cartucho, mas ele pode não estar perfeito, com o testador pode ocorrer a mesma coisa, se o cartucho estiver entupido por muito tempo ou ressecado tinta na cabeça de impressão. O circuito estará bom, mas não quer dizer que o cartucho será reaproveitado.

    • admin disse:

      Olá Nicson,

      você tem razão sim, mas não podemos deixar de fazer a seguinte ponderação:

      Impressora depende de driver, configurações, sistema operacional, etc, etc. Isso torna o testador metodo mais prático e também, porque não dizer, mais eficiente.

      Lembrando que é possível desentupir cartuchos, veja matéria no link: http://www.nolleta.com.br/blog/como-desentupir-cartuchos

      Obrigado pelo comentário, abraços

  2. kelisson disse:

    queo o manual de intruções da maquina de recarregar cartuchos.

  3. Rodrigo disse:

    Discordo quando você diz que o testador é um material barato.
    200 reais é quase meio salário mínimo.
    Só é vantajoso para usuário comercial.

  4. paulo disse:

    poxa,isso ai é muito verdade!
    bem eu comecei a reciclar a tres meses cartuchos,bem o método que pode ser util tambem é vc passar a borracha no circuito, isso talvez resolova o poblema embora seja meio estranho bem funciona mas funciona comigo claro que o testador é muito melhor pois tem como saber logo de cara

  5. Italo disse:

    Obg! vc me juou bastante.

  1. Ainda sem Trackbacks.

Deixe o seu Comentário!


Adicionar ao Rec6 Adicionar ao Del.icio.us Adicionar blog aos favoritos do BlogBlogs Adicionar blog aos favoritos do Technorati